O Brasil é um dos países com maior volume de vendas de Páscoa no mundo. Em 2019, foram produzidas quase 9 mil toneladas de chocolate, o equivalente a 36 milhões de ovos. Somente este ano, foram lançados mais de 120 ovos de chocolate de grandes marcas.
Neste cenário, empreendedores de doces artesanais tiveram que se aprimorar e investir em técnicas de produção para se diferenciar e não serem absorvidos pela concorrência, que cresce vertiginosamente.
Para a analista do Sebrae Minas Luciana Lessa, a resposta para o pequeno negócio sobreviver a este mercado se resume em três palavras: segmentação, criatividade e personalização.
Hoje, é cada vez maior a procura por produtos únicos e cada vez mais diferenciados. “Muitos consumidores não querem mais o comum, preferem a personalização, o gosto de feito em casa, os tipos diferenciados de recheio, além da gourmetização”, justifica a analista do Sebrae Minas.
Uma das saídas dos empreendedores para se destacar da concorrência pode estar nos nichos de mercado voltados para públicos específicos. A segmentação pode ser uma estratégia para quem quer empreender nesse tipo de negócio.
Lembre-se que há consumidores diabéticos, com intolerância a lactose, fitness, veganos ou ainda aqueles que preferem produtos que tenham uma quantidade maior de cacau. Esses públicos as grandes marcas não conseguem esse nível de personalização”, explica Luciana.
As crianças, muito presenteadas na Páscoa, merecem mais atenção. Criar atrativos para esse público pode valorizar ainda mais o produto, seja pela embalagem temática de super-herói, pelo formato, cores ou ainda pelas surpresas do interior do produto. “Há muitas maneiras de conquistar o público infantil. Até o produto com o nome da criança pode ser um diferencial. A criatividade nesse momento é muito importante”, confirma a analista do Sebrae Minas.
Para os adultos, ovos trufados e de colher continuam sendo os queridinhos. Mais que um doce, o consumidor de hoje está à procura de um presente, algo inesquecível para o namorado, mãe, pai, avô ou avó. “A dica é fazer diferente, não esquecendo de investir em qualidade e atendimento eficiente, criando uma fantástica experiência de compra e já se preparando para fidelizar o cliente no pós-venda”, afirma.
Dicas de sucesso
* Antes de começar a produção, identifique que público deseja atender e faça uma pesquisa para identificar seu comportamento de consumo.
* Utilize embalagens que tenham identidade com o público escolhido. Cuidado, pois os consumidores estão cada vez mais conscientes e presam pela sustentabilidade das embalagens.
* Além do chocolate, existem outros tipos de presentes para a Páscoa. Verifique junto aos seus clientes o que eles gostariam de ganhar. Existe uma infinidade de possibilidades para se trabalhar no período como: bolos, doces, biscuit, brinquedos comestíveis, etc.
* Comece a divulgação dos produtos para a Páscoa logo após o Carnaval.
* Use fotos de produtos bem produzidas, pensando na experiência do cliente. Mas, lembre-se que as fotos devem ser os produtos que serão comercializados.
* Produza pequenos vídeos sobre seus produtos para serem postados nas redes sociais.
* Para calcular o preço de um produto, lembre-se de incluir todos os custos fixos, variáveis e a margem de lucro que pretende ter.
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