Crescimento do comércio online nos últimos 6 meses

Há um consenso no mercado de que as compras online são uma tendência que veio para ficar. Com reduções nos custos operacionais, e também com a volta à normalidade sendo uma incógnita enquanto não houver uma vacina contra a covid-19, se tornou uma vantagem estar no mercado digital.
A pandemia provocou um salto na participação do comércio eletrônico no total das vendas do varejo. Entre janeiro e junho deste ano, a fatia do comércio online no varejo avançou em 0,8 pontos percentuais, representando a mesma taxa de crescimento registrada entre 2013 e 2019. Em resumo, o comércio online cresceu em 6 meses o mesmo que em 6 anos.
Na capital paulista, o ritmo de crescimento foi ainda mais acelerado. As vendas online fecharam o primeiro semestre de 2020 com 5% do faturamento do varejo, com avanço de 1,4 pontos sobre o final do ano passado.  A perspectiva, é que a cidade de São Paulo encerre o ano com o comércio online faturando algo entre 6% e 7% das vendas do varejo como um todo, se aproximando do desempenho de Nova York (EUA), onde o varejo online responde por cerca de 10% do total.
Além dos aplicativos, uma das alavancas desse desempenho foram os Marketplaces, que permitiram que empresas pequenas conseguissem ingressar no varejo online sem ter uma plataforma própria.
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