Desenvolver a inclusão financeira, significa atuar em diferentes frentes e vai muito além de abrir uma conta no banco. Estar incluído financeiramente é ter acesso a serviços e produtos financeiros, assim como saber usar esses serviços, tornando-os relevantes para a vida diária do consumidor.
Essa inclusão é benéfica não apenas para o cidadão, mas também para a sociedade brasileira como um todo, pois tem impacto nas esferas sociais, políticas e econômicas, refletindo em pilares de crescimento para o país.
Ao promover a inclusão financeira, cidadãos conseguem ter acesso a serviços antes inacessíveis, como compras on-line. Além disso, proporciona uma economia de tempo e de recursos para o cidadão poder pagar contas ou enviar e receber dinheiro sem se locomover.
A acessibilidade aos meios de pagamento, tem ajudado muitos brasileiros a organizarem suas contas, diminuindo os índices de inadimplência, e otimizando o tempo em filas de bancos. Com diversas opções de pagamentos online, muitos serviços são feitos sem precisar deslocamento, e também maior poder de compra através das facilidades de pagamentos.
O saldo de transações sem juros no cartão de crédito, por exemplo, atingiu o pico histórico em dezembro, representando 79,5% dos R$ 285,6 bilhões movimentados pelos consumidores no período, segundo dados da Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços (Abecs). A alta no saldo do cartão de crédito total em dezembro foi de 1,1% ante dezembro
A inadimplência do cartão caiu pela quinta vez seguida e atingiu o menor patamar da série histórica em dezembro de 2020, com 4,6%. Em novembro, o número era de 5%.
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