Aprenda a não sofrer com a inadimplência

As pequenas e médias empresas trabalham duro para fechar o exercício no no azul. Apesar de todo o esforço dos empreendedores, é muito difícil iniciar o novo período com a inadimplência zerada. Sempre haverá um grupo de clientes que não conseguiu honrar seus compromissos no prazo acordado.

Um levantamento feito pelo SPC Brasil e pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) mostrou que um terço dos brasileiros terminou o ano de 2016 com o nome negativado. Isso quer dizer que mais de 58 milhões de brasileiros estavam com o nome sujo até o final do ano passado. O grande responsável por isso é o desemprego, mas a desaceleração da economia está diretamente relacionada a esse fato.

Embora essa seja uma realidade, é importante não sofrer com a inadimplência de clientes. É preciso estar preparado para agir e combater esse problema que atinge tantas empresas. Existem ações e ferramentas que podem ajudá-lo a evitar o crescimento da inadimplência, controlar o percentual atual de devedores e até acompanhar os hábitos dos maus pagadores.

Fique atento às dicas abaixo e aprenda a não sofrer com a inadimplência de clientes em 2017!

 Faça um planejamento financeiro

Por mais que a sua empresa seja pequena e você não tenha como fazer um controle perfeito das suas finanças, é importante ter um planejamento financeiro para o período que se inicia. Faça um planejamento simples, que seja capaz de atender às suas necessidades.

Ele não precisa ser complicado, mas é importante incluir previsões objetivas de receitas e gastos, considerar um orçamento realista, registrar gastos e, claro, reduzir custos!

Quando se tem um planejamento financeiro, fica mais fácil tomar medidas para combater a inadimplência dos clientes. É preciso traçar objetivos para conseguir executar esse planejamento com disciplina e, para isso, é importante incluir a redução da inadimplência financeira dos clientes nesses objetivos e melhorar o controle financeiro do seu negócio.

Crie metas financeiras

A forma mais fácil de atingir um objetivo é criar metas relacionadas a ele. Ter metas para melhorar a saúde financeira do seu negócio é um passo muito importante. Por exemplo, é possível ter uma meta relacionada à redução do pagamento de juros e multas por atraso na quitação de despesas da empresa. Para atingi-la, é recomendado criar lembretes para que os pagamentos sejam feitos dentro do prazo.

Outra meta importante está relacionada às formas de cobrança adotadas pela sua empresa para reduzir a inadimplência. Você pode ter uma meta mensal de entrar em contato com 100% dos clientes devedores.

Há muitas formas de a empresa especializada fazer esse contato: por carta, por telefone ou por meio de um contrato com a empresa especializada nesse serviço. Fazer um acompanhamento preventivo, que evite que você venda para clientes que são inadimplentes habituais, também é importante.

Negocie sempre

Ninguém fica inadimplente porque quer. Pode ter certeza de que os clientes devedores estão tão aflitos para pagar quanto você está para receber. Nesse caso, o melhor caminho é negociar.

Chame o cliente para uma conversa franca e amigável e ouça o que ele tem a dizer. Escute seus problemas e entenda os motivos pelos quais ele está em dívida. É importante ser gentil e demonstrar empatia ao problema do cliente. Ele deve sentir que a sua empresa realmente entende a situação momentânea dele e está se esforçando para resolvê-la.

Essa também é uma boa hora para mostrar a posição da empresa. Não é para chorar e falar como as vendas caíram, mas conversar com ele de forma franca e dizer o quanto a falta de pagamento também afeta o seu negócio.

Apresente a ele o saldo devedor e pergunte qual seria a melhor forma para ele quitar a dívida. Ofereça parcelamentos, negocie um bom desconto à vista, avalie um prazo razoável. Ofereça um leque de opções que atenda às necessidades da sua empresa e as do cliente. Ele quer resolver e você precisa receber, então, negocie sempre!

Aproveite os recursos tecnológicos disponíveis

Muitos recursos tecnológicos podem te ajudar a lidar com a inadimplência de clientes. Os sites para consultas de pendências financeiras são um deles. Antes mesmo de vender, você pode saber se o cliente é um bom pagador ou se tem alguma restrição no nome. Hoje, toda empresa faz esse tipo de consulta. É uma segurança para o negócio e para o próprio cliente, pois evita que ele se endivide ainda mais.

Também é possível criar alertas para lembrar os clientes dos seus compromissos por meio de ferramentas simples e gratuitas. Um lembrete no e-mail, uma planilha, uma mensagem via SMS. Qualquer uma delas pode ser um bom apoio na hora de receber dos clientes inadimplentes.

 

Use um sistema de cobrança confiável

Cobrar não é uma tarefa fácil. Se o cliente inadimplente for abordado de uma maneira errada, ele pode nunca mais aparecer na sua empresa. Mas, cobrar é necessário para manter a saúde financeira da empresa. Em virtude da grande dificuldade de realizar a cobrança, muitos empreendedores estão optando por usar um sistema de cobrança confiável.

Quando a empresa opta por esse caminho, ela tem a certeza de que a cobrança será feita por uma instituição especializada, que vai automatizar as cobranças e ser mais efetiva na entrega dos resultados. O seu papel será verificar o trabalho e conferir os relatórios e estratégias usadas pela empresa contratada. É mais seguro, profissional e assertivo contratar uma empresa de cobrança.

O ano que se inicia requer cautela por parte dos empreendedores, pois a crise econômica ainda não passou. Entretanto, se as empresas se mantiverem firmes no propósito de minimizar a inadimplência dos seus clientes, o ano de 2017 poderá trazer muitas surpresas e bons resultados para todos.

O mais importante é passar por esse período de forma positiva, sem medo e sem dúvidas sobre a melhor forma de realizar a cobrança.

Fonte: https://www.asaas.com/blog