As pequenas e médias empresas trabalham duro para fechar o exercício no no azul. Apesar de todo o esforço dos empreendedores, é muito difícil iniciar o novo período com a inadimplência zerada. Sempre haverá um grupo de clientes que não conseguiu honrar seus compromissos no prazo acordado.
Um levantamento feito pelo SPC Brasil e pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) mostrou que um terço dos brasileiros terminou o ano de 2016 com o nome negativado. Isso quer dizer que mais de 58 milhões de brasileiros estavam com o nome sujo até o final do ano passado. O grande responsável por isso é o desemprego, mas a desaceleração da economia está diretamente relacionada a esse fato.
Embora essa seja uma realidade, é importante não sofrer com a inadimplência de clientes. É preciso estar preparado para agir e combater esse problema que atinge tantas empresas. Existem ações e ferramentas que podem ajudá-lo a evitar o crescimento da inadimplência, controlar o percentual atual de devedores e até acompanhar os hábitos dos maus pagadores.
Fique atento às dicas abaixo e aprenda a não sofrer com a inadimplência de clientes em 2017!
Faça um planejamento financeiro
Por mais que a sua empresa seja pequena e você não tenha como fazer um controle perfeito das suas finanças, é importante ter um planejamento financeiro para o período que se inicia. Faça um planejamento simples, que seja capaz de atender às suas necessidades.
Ele não precisa ser complicado, mas é importante incluir previsões objetivas de receitas e gastos, considerar um orçamento realista, registrar gastos e, claro, reduzir custos!
Quando se tem um planejamento financeiro, fica mais fácil tomar medidas para combater a inadimplência dos clientes. É preciso traçar objetivos para conseguir executar esse planejamento com disciplina e, para isso, é importante incluir a redução da inadimplência financeira dos clientes nesses objetivos e melhorar o controle financeiro do seu negócio.
Crie metas financeiras
A forma mais fácil de atingir um objetivo é criar metas relacionadas a ele. Ter metas para melhorar a saúde financeira do seu negócio é um passo muito importante. Por exemplo, é possível ter uma meta relacionada à redução do pagamento de juros e multas por atraso na quitação de despesas da empresa. Para atingi-la, é recomendado criar lembretes para que os pagamentos sejam feitos dentro do prazo.
Outra meta importante está relacionada às formas de cobrança adotadas pela sua empresa para reduzir a inadimplência. Você pode ter uma meta mensal de entrar em contato com 100% dos clientes devedores.
Há muitas formas de a empresa especializada fazer esse contato: por carta, por telefone ou por meio de um contrato com a empresa especializada nesse serviço. Fazer um acompanhamento preventivo, que evite que você venda para clientes que são inadimplentes habituais, também é importante.
Negocie sempre
Ninguém fica inadimplente porque quer. Pode ter certeza de que os clientes devedores estão tão aflitos para pagar quanto você está para receber. Nesse caso, o melhor caminho é negociar.
Chame o cliente para uma conversa franca e amigável e ouça o que ele tem a dizer. Escute seus problemas e entenda os motivos pelos quais ele está em dívida. É importante ser gentil e demonstrar empatia ao problema do cliente. Ele deve sentir que a sua empresa realmente entende a situação momentânea dele e está se esforçando para resolvê-la.
Essa também é uma boa hora para mostrar a posição da empresa. Não é para chorar e falar como as vendas caíram, mas conversar com ele de forma franca e dizer o quanto a falta de pagamento também afeta o seu negócio.
Apresente a ele o saldo devedor e pergunte qual seria a melhor forma para ele quitar a dívida. Ofereça parcelamentos, negocie um bom desconto à vista, avalie um prazo razoável. Ofereça um leque de opções que atenda às necessidades da sua empresa e as do cliente. Ele quer resolver e você precisa receber, então, negocie sempre!
Aproveite os recursos tecnológicos disponíveis
Muitos recursos tecnológicos podem te ajudar a lidar com a inadimplência de clientes. Os sites para consultas de pendências financeiras são um deles. Antes mesmo de vender, você pode saber se o cliente é um bom pagador ou se tem alguma restrição no nome. Hoje, toda empresa faz esse tipo de consulta. É uma segurança para o negócio e para o próprio cliente, pois evita que ele se endivide ainda mais.
Também é possível criar alertas para lembrar os clientes dos seus compromissos por meio de ferramentas simples e gratuitas. Um lembrete no e-mail, uma planilha, uma mensagem via SMS. Qualquer uma delas pode ser um bom apoio na hora de receber dos clientes inadimplentes.
Use um sistema de cobrança confiável
Cobrar não é uma tarefa fácil. Se o cliente inadimplente for abordado de uma maneira errada, ele pode nunca mais aparecer na sua empresa. Mas, cobrar é necessário para manter a saúde financeira da empresa. Em virtude da grande dificuldade de realizar a cobrança, muitos empreendedores estão optando por usar um sistema de cobrança confiável.
Quando a empresa opta por esse caminho, ela tem a certeza de que a cobrança será feita por uma instituição especializada, que vai automatizar as cobranças e ser mais efetiva na entrega dos resultados. O seu papel será verificar o trabalho e conferir os relatórios e estratégias usadas pela empresa contratada. É mais seguro, profissional e assertivo contratar uma empresa de cobrança.
O ano que se inicia requer cautela por parte dos empreendedores, pois a crise econômica ainda não passou. Entretanto, se as empresas se mantiverem firmes no propósito de minimizar a inadimplência dos seus clientes, o ano de 2017 poderá trazer muitas surpresas e bons resultados para todos.
O mais importante é passar por esse período de forma positiva, sem medo e sem dúvidas sobre a melhor forma de realizar a cobrança.
Fonte: https://www.asaas.com/blog
- Dólar acelera alta e supera R$5,00
- Aperto monetário no mundo começa a afetar ativos brasileiros, diz Rio Bravo
- Utilização de pagamento por aproximação cresceu seis vezes em 2021
- Mercado de pagamentos: novas realidades em mundo cada vez mais digital
- Split de pagamento: solução tecnológica que facilita repasses de pagamentos.
3 passos 2019 análise casa china clientes CLT criatividade custos de delegar despesas DRE eficiência empreendedorismo empresas ensinamentos estratégia estratégias finanças imperador imposto de renda inadimplencia leão loja virtual lucros margem de contribuição MEI meios de pagamento metas montar negócios netcred planejamento preço promoções receita federal refis reforma resultados sindicatos tecnologias trabalhadores trabalhista vendas