Atrasou o MEI? Saiba como regularizar

É possível pagar MEI atrasado e regularizar sua situação. Se você é um Microempreendedor Individual e está com as parcelas do DASN-MEI em atraso, nós vamos te ajudar!

 

De acordo com o Portal do Empreendedor – MEI, o Pert-SN (Programa Especial de Regularização Tributária das Microempresas e Empresas de Pequeno Porte Optantes do Simples Nacional) permite que os Microempreendedores Individuais parcelem seus boletos atrasados e como regularizar o MEI com a Receita Federal.

 

Parcelamento MEI

Esta facilidade permite o pagamento do MEI atrasado e quitar todos os débitos declarados da DASN-Simei (INSS, ISS e ICMS) em até 60 vezes de R$ 50,00.

 

Deveres com o parcelamento MEI atrasado

Implicará a rescisão do parcelamento:

Falta de pagamento de três parcelas, consecutivas ou não.

Saldo devedor, após a data de vencimento da última parte do parcelamento.

 

Como solicitar o parcelamento do MEI:

A solicitação do parcelamento do MEI é feita pelo Portal do Empreendedor ou Portal do Simples Nacional. O MEI deve apresentar a Declaração Anual Simplificada para o Microempreendedor Individual (DASN-Simei) relativa aos respectivos períodos de apuração.

 

Será acrescido ao valor de cada parcela mensal juros da taxa Selic mais 1%, relativamente ao mês em que o pagamento estiver sendo efetuado.

 

Manuais de parcelamento de débitos MEI

Manual do Parcelamento de Débitos do MEI (ordinário) – em PDF

Manual do Pert-SN (Refis das MPE) – em PDF

Lembre-se de apresentar a Declaração Anual Simplificada para o Microempreendedor Individual (DASNSimei), relativa aos períodos a serem parcelados;

 

 

Somente a partir do 5º dia útil após o envio da declaração (DASNSimei) os débitos serão recuperados para parcelamento.

Além das parcelas, o MEI deve efetuar o pagamento do DAS relativo ao mês vigente mensalmente;

 

Fique atento!

MEI que não tiver suas declarações anuais atualizadas terá seu CNPJ cancelado por 95 dias. Caso continue inadimplente após esse período, a suspensão é definitiva e a empresa deixa de fazer parte do Simples Nacional.