O consultor Márcio Iavelberg mostra as iniciativas indispensáveis para ter uma empresa saudável
Para muitos empreendedores, cuidar das finanças é a parte mais complicada de gerir um negócio. Por mais que o dono do estabelecimento tenha uma pessoa, ou até mesmo uma equipe, para cuidar dos números, é essencial que ele esteja sempre a par do que está acontecendo. No fim do mês, todos os detalhes serão importantes para fechar as contas.
Segundo Márcio Iavelbeg, CEO da Blue Numbers Consultoria Empresarial, um bom planejamento pode simplificar o cuidado com as finanças. O consultor mostrou três passos indispensáveis na hora de organizar suas finanças. Confira:
- Faça um planejamento
Antes de começar o mês, é muito importante fazer um planejamento orçamentário. Nesse tópico, entra tudo. O empreendedor deve saber quanto vai ter de receita, quanto vai gastar e, principalmente, qual é a expectativa de lucro, ou de prejuízo, para o mês. “Muitos nunca fizeram isso, mas vale fazer esse exercício para saber o que esperar para o mês e não ter grandes surpresas”, afirma Iavelbeg.
- Monte seu DRE
O DRE é a Demonstração do Resultado do Exercício. O relatório serve para o empresário saber se seu negócio tem sido lucrativo ou não. De acordo com o consultor, existem DREs de mil linhas, mas o básico é muito simples. Você inicia o mês com a receita bruta, retira os impostos e fica com a receita líquida. Após esse passo, retira os gastos variáveis e obtém a sua margem de contribuição. Depois, subtrai os gastos fixos para chegar no lucro operacional. Por fim, após retirar o imposto de renda, chega no valor final do seu lucro líquido.
- Calcule seu preço
É nesse item que muitos empreendedores erram. Na hora de criar o preço do produto, estabelecem um valor de acordo com o mercado sem calcular a situação financeira de seu negócio. “Para a precificação, é necessário analisar os insumos, as despesas fixas, o lucro e a carga tributária da empresa”, afirma Iavelbeg. Se o valor ficar acima do mercado, basta repensar a sua margem de lucro para conseguir se adequar.
Fonte: Revista PEGN (adaptado)
http://revistapegn.globo.com/PEGN-Labs/noticia/2017/03/como-organizar-financas-do-seu-negocio-em-3-passos.html
- Dólar acelera alta e supera R$5,00
- Aperto monetário no mundo começa a afetar ativos brasileiros, diz Rio Bravo
- Utilização de pagamento por aproximação cresceu seis vezes em 2021
- Mercado de pagamentos: novas realidades em mundo cada vez mais digital
- Split de pagamento: solução tecnológica que facilita repasses de pagamentos.
3 passos 2019 análise casa china clientes CLT criatividade custos de delegar despesas DRE eficiência empreendedorismo empresas ensinamentos estratégia estratégias finanças imperador imposto de renda inadimplencia leão loja virtual lucros margem de contribuição MEI meios de pagamento metas montar negócios netcred planejamento preço promoções receita federal refis reforma resultados sindicatos tecnologias trabalhadores trabalhista vendas