Do que você precisa para montar a sua loja virtual

A melhor forma de avaliar se o investimento nesse tipo de comércio vale a pena é colocando no papel e analisando tudo o que é necessário para torná-lo realidade. O primeiro ponto a observar é que, no meio virtual, suas preocupações iniciais não são necessariamente com o estoque. Afinal, elas estão muito mais relacionadas com a tecnologia e soluções em informática.

Tudo começa pela escolha da plataforma onde a sua loja irá acontecer. Ela pode ser paga ou gratuita, o que gera implicações quanto à necessidade de conhecimento das ferramentas, na possibilidade de customização do site e no suporte especializado ou não. Você pode ir pelo caminho da economia, mas talvez fique difícil se diferenciar sem investir.

Também é preciso pensar na segurança e nos meios de pagamento.

E como deixar de lado os preparativos com a logística, incluindo as operações de frete? Para a entrega das mercadorias vendidas, você pode utilizar serviços dos correios ou transportadoras. Tudo depende do tamanho da sua operação e do seu orçamento, é claro.

Mas não vamos parar por aí. Muitos empreendedores nesse meio se enganam ao planejar seu negócio como sendo exclusivamente virtual, o que nunca é verdade. Ainda que as vendas ocorram somente pelo site, você terá uma unidade e todos os processos comuns a esse tipo de estabelecimento. Será como uma loja física, mas sem a área de vendas.

Ao enxergar dessa forma, você percebe que precisa automatizar tarefas, pois necessita de integração entre os processos e de maior controle sobre tudo o que acontece. Do pedido à entrega, da compra à venda, sem esquecer do faturamento, é preciso estar de olho em todas as demandas. Por isso, um sistema de gestão online é de grande valia.

Como enfrentar a grande concorrência desse mercado

Você acabou de ver que tem muito com o que se preocupar para montar loja virtual. Mas depois de finalmente cumprir com todas as exigências comuns à essa atividade, surgem novos desafios. E a forma como você lida com a concorrência faz toda a diferença entre o sucesso ou ser apenas mais um endereço do tipo www na internet.

1. Conheça o território a conquistar

No mundo “real”, os concorrentes são conhecidos ao definir seu público-alvo e quem são aqueles que disputam o cliente com você. Já no virtual, além desse cuidado, é preciso fazer mais. Muitos chegarão até você através de buscas no Google. Então, não deixe de verificar quem são os melhores classificados no buscador para as principais palavras-chave que seu site trabalha.

2. Observe os adversários

O benchmarking é uma estratégia bastante útil para atuar no comércio eletrônico. Afinal, depois de definidos seus concorrentes, é hora de aprender com eles. São questões a verificar:

Que estratégias de marketing eles usam para atrair clientes?
Quais os cuidados com o layout nos sites líderes?
Como se dá a disposição dos produtos por eles em suas lojas?
Como é a experiência de compra, da escolha até a finalização do pedido?
De que forma seus concorrentes interagem com os clientes?

3. Defina os seus diferenciais

Você talvez tenha percebido o maior valor da observação proposta no passo anterior. Afinal, ela pode ser decisiva para construir a sua estratégia. Quanto mais detalhista você for, mais preciso será para se inspirar em boas práticas e fugir das ideias que não funcionam bem.

Será esse o caminho para definir um diferencial competitivo, algo que o cliente entenda como um verdadeiro benefício e que o coloque em vantagem diante dos concorrentes.

4. Tenha cautela no preço

Segundo o levantamento Total Retail 2016, da PwC, 53,8% dos brasileiros compram na internet em razão dos menores preços. Não dá para ignorar esse fator, como também não é saudável entrar em guerra com a concorrência.

Preço baixo, nunca é demais lembrar, depende de planejamento. Seja na loja física ou virtual, você precisa de uma negociação exclusiva com fornecedores e dominar totalmente suas finanças, conhecendo sua margem de lucro para não transformar a estratégia em prejuízo.

Você está preparado para o desafio?

Montar loja virtual, definitivamente, não é para aventureiros. Quem se arrisca nesse mercado sem planejamento dificilmente escapa do prejuízo. Mas como vimos neste artigo, apesar da saturação, ainda há espaço para empreendedores atentos às boas oportunidades.

Se esse é o caminho que deseja trilhar, não se esqueça: seja um estrategista. No comércio eletrônico, tal qual em um jogo de xadrez, é preciso observar o cenário como um todo antes de dar o próximo passo.

Fonte: https://blog.contaazul.com
Por Anselmo Massad