Dicas para economizar na crise!
Crises e períodos de desaceleração da economia são inevitáveis. Sempre vem e vão, com maior ou menor intensidade. Muito importante em momentos como esses, é saber visualizar o cenário financeiro, e se adaptar conforme situação de cada indivíduo ou família.
Cuidar da saúde financeira, sempre foi um paradigma. Tendo em vista nossa cultura de ensino, que ainda passa longe do famoso “Empreendedorismo” ou até mesmo uma simples “Finança Pessoal”. Um dos piores erros, é não se preparar para algo que sabemos que pode ocorrer, sendo necessário fazer alguma reserva de emergência para equilibrar em momentos difíceis.
Estudos mostram que, quase metade (47%) da população acredita, por exemplo, que a renda da sua aposentadoria provida pelo INSS será suficiente para manter seu padrão de vida, e não faz nenhum planejamento financeiro.
Diante desse cenário, para pessoas que acreditam ser muito difícil ou complicado preparar-se para eventuais dificuldades, separamos algumas dicas que podem ajudar a economizar e poupar dinheiro, mesmo em tempos de crise financeira.
Organize suas finanças
Essa primeira dica é sempre vista como clichê, mas pergunto: você já controla seus gastos?
A importância dessa organização, é exatamente para uma visualização mais ampla do que é gasto. Para melhor controle, é necessário que anote tudo o que for despesas. Desde as fixas mensais, até as diárias e pequenas compras. As formas mais comuns, é ter um caderno, planilha Excel ou até mesmo aplicativos criados para essa finalidade. A partir disso, classificamos as despesas em três categorias: essenciais, necessidades e supérfluos. Uma vez mapeada a saída do seu dinheiro, você poderá escolher melhor onde cortar gastos, que é nossa próxima dica.
Controle as despesas
Cortar os gastos é o primeiro passo para controlar seu dinheiro e economizar. Além dos supérfluos, as pessoas têm despesas altas com alimentação, e uma boa escolha nesse caso, é utilizar restaurantes apenas em emergências ou datas/momentos especiais, e optar por marmitas feitas em casa. Outra dica que gosto bastante, é participar de clubes de compra, para ter descontos em produtos essenciais, e representam até 40% dos gastos fixos. Além disso, existem programas de pontos que geram Cashback, para compras futuras.
Comece a poupar no início do mês
Não espere chegar o fim do mês para começar a economizar e poupar. Especialistas sugerem, que separe 10% de sua renda para poupanças emergenciais. Para se tornar um eventual investidor, é preciso ter uma reserva para ser aplicada quando uma boa oportunidade surgir, então o ideal, seriam mais 10%. Mas como estamos falando de poupança e não investimentos, que tal começar guardando 5% do que você ganha e ir aumentando a porcentagem?
Pague as suas contas em dia
Muito importante, é evitar cobranças extras como juros e multas. Se tiver desconto no pagamento antecipado, tente se programar para isso. Sem controlar seus gastos, você pode perder a autonomia de seu dinheiro, e gerar mais despesas do que renda. Evite compras parceladas, a menos que seja muito necessário. O acumulo de compras parceladas, e não programadas, podem virar uma dor de cabeça e muitos meses só pagando dívidas.
Programe-se também em um orçamento, para saber o que pode ou não gastar antes de honrar seus compromissos, para não virar uma “bola de neve”.
Procure novas fontes de renda
Para que os itens acima funcionem com mais eficiência, a melhor opção é ter mais de uma fonte de renda. Não é uma tarefa fácil, pois é preciso investir mais tempo, porém nem sempre exigem um alto investimento. Um exemplo, é aproveitar algumas habilidades e gerar vendas extras, muitas vezes até no próprio ambiente de trabalho quando permitido. Os mais comuns, são alimentação – como trufas e lanches, e artesanatos. Você pode também fazer trabalhos extras através dos aplicativos de entregas e transportes, e outras categorias interessantes, como por exemplo revendedores de empresas que permitem sócios-empreendedores. Com essa remuneração extra, você poderá colocar suas contas em dia e poupar para eventuais emergências ou oportunidades.
Obrigado, e até a próxima leitura!
- Dólar acelera alta e supera R$5,00
- Aperto monetário no mundo começa a afetar ativos brasileiros, diz Rio Bravo
- Utilização de pagamento por aproximação cresceu seis vezes em 2021
- Mercado de pagamentos: novas realidades em mundo cada vez mais digital
- Split de pagamento: solução tecnológica que facilita repasses de pagamentos.
3 passos 2019 análise casa china clientes CLT criatividade custos de delegar despesas DRE eficiência empreendedorismo empresas ensinamentos estratégia estratégias finanças imperador imposto de renda inadimplencia leão loja virtual lucros margem de contribuição MEI meios de pagamento metas montar negócios netcred planejamento preço promoções receita federal refis reforma resultados sindicatos tecnologias trabalhadores trabalhista vendas