A escalabilidade é uma característica desejável em todo o sistema, rede ou processo, que indica a capacidade de manipular uma porção crescente de trabalho de forma uniforme, ou estar preparado para crescer em telecomunicações, infraestrutura de tecnologia da informação e na engenharia de software. Em outras palavras, um negócio com boa escalabilidade aumenta o faturamento sem precisar elevar proporcionalmente os custos, gerando assim um alto potencial de expansão.
Muitas empresas de varejo, por exemplo, expandem suas redes de lojas aumentando o alcance ao consumidor, gerando mais faturamento através de um sistema padronizado de negócios. Esses lucros, provenientes de diversas fontes, é o que maximiza os ganhos exponencialmente, podendo também receber royaties e porcentagens dos lucros de seus associados.
Para ser escalável o negócio deve apresentar três características básicas: ser ensinável, valioso e replicável. Ter um negócio ensinável é necessário para que o empresário consiga repassar o seu processo produtivo a qualquer membro da equipe, tornando a expansão um processo mais fácil e seguro.
Já o negócio valioso é gerado por meio da especialização em uma atividade específica bem produzida, que por consequência se distinguirá dos concorrentes, agregando mais valor ao produto que está sendo oferecido. Por fim, o item replicável diz respeito ao fato do seu processo ter sucesso no quesito multiplicação e geração de receita recorrente, demonstrando que o seu modelo de produção funciona e que há mercado para expansão.
Uma das formas mais conhecidas para gerar escalabilidade em um negócio é abrir espaço para o já conhecido sistema de franquias. Através delas, é possível expandir o negócio em quantidade, em vendas, em número de clientes e ao mesmo tempo cumprir um dos requisitos básicos da escalabilidade: o não aumento de gastos, já que as despesas de montagem e manutenções ficam por conta dos franqueados.
Outra forma bastante comum, é o licenciamento do know-how da empresa. Através disso é possível aumentar o seu faturamento através dos direitos de uso, ao mesmo tempo que os custos permanecerão os mesmos.
O mercado de vendas direta, trabalha com a associação de empreendedores independentes, que utilizam seus círculos de relacionamentos para intermediar a venda e movimentação de produtos, do fabricante direto para os consumidores.
Ajude a expandir seus negócios com a Netcred.
Obrigado pela leitura, e até a próxima!
- Dólar acelera alta e supera R$5,00
- Aperto monetário no mundo começa a afetar ativos brasileiros, diz Rio Bravo
- Utilização de pagamento por aproximação cresceu seis vezes em 2021
- Mercado de pagamentos: novas realidades em mundo cada vez mais digital
- Split de pagamento: solução tecnológica que facilita repasses de pagamentos.
3 passos 2019 análise casa china clientes CLT criatividade custos de delegar despesas DRE eficiência empreendedorismo empresas ensinamentos estratégia estratégias finanças imperador imposto de renda inadimplencia leão loja virtual lucros margem de contribuição MEI meios de pagamento metas montar negócios netcred planejamento preço promoções receita federal refis reforma resultados sindicatos tecnologias trabalhadores trabalhista vendas