Nova etapa do Pix, com mais benefícios para quem utiliza o serviço.

Uma pergunta que se tornou frequente de consumidores ao caixa de um estabelecimento comercial é: “Tem Pix?”. O número de pessoas físicas cadastradas no serviço cresceu 71%, e o de empresas saltou 90%. Em média, nos últimos três meses, o número de transações girou em torno de 1 bilhão.
Muitos são os fatores que contribuem para essa adesão, o Pix facilita cobranças e pagamentos, sem falar na velocidade das transações. Além disso, há as isenções de taxas para os consumidores, bem diferente do TED, por exemplo. Todos esses fatores, somado à disponibilidade de um produto 24h ativo, ajudou o empreendedor a tomar melhores decisões para o seu negócio.
Porém, até agora, somente para quem possuía recursos para pagamento à vista. Uma nova etapa do sistema de pagamento instantâneo instituído pelo Banco Central, vai permitir que sejam feitos pagamentos parcelados.
Após a implantação da solução de pagamentos instantâneos, observou-se a redução do uso do dinheiro físico e um menor crescimento das transações com o cartão de débito, porém sem impacto nas transações com cartão de crédito. Agora entram em ação o Pix Cobrança e o Pix Parcelado, que ampliam o acesso de consumidores a produtos de maior valor.
O Pix Cobrança facilitará bastante a vida de quem paga e de quem recebe, principalmente pela agilidade na conciliação dos dados e confirmação de pagamento. A cobrança tradicional de hoje leva um dia para ser compensada, ou seja, pago um boleto hoje e a confirmação do pagamento para o credor só acontece efetivamente amanhã. Com o Pix Cobrança, o pagamento é efetivado na hora e o credor recebe online o pagamento. A chegada da modalidade pode trazer mais eficiência para as empresas, com a combinação da agilidade de liquidação do pagamento, além da praticidade e conveniência do boleto.