O Pix é hoje um dos principais meios de transferência de valores utilizado no Brasil. Sua característica principal é a velocidade para conclusão da transição, colocando em segundo plano opções tradicionais que demandam mais tempo para a compensação, e neste meio está o boleto, popular entre consumidores e empresas.
O Pix, também tem a grande vantagem de agilizar a entrada de dinheiro para o fluxo de caixa da empresa, diferente do boleto, que pode levar até três dias para ser compensado. Isso acelera não só o processo financeiro, mas todas as demais áreas envolvidas, como por exemplo uma entrega de mercadoria que só é realizada após a efetivação do pagamento.
Por outro lado em algumas empresas, o uso do boleto carrega também uma questão cultural, e muitas vezes causa dúvidas de como adotar esse modelo dentro de um processo que já funciona há muitos anos.
Para trazer modernidade aliada à segurança na transformação deste método tradicional, foi criada uma forma de inclusão do PIX dentro do modelo de pagamento via boleto, o chamado “boleto híbrido”. Esse é o modelo que empresas estão começando a adotar, para trazer mais flexibilidade e novas opções para seus clientes, seja no B2B ou no B2C.
Neste processo de transição, o boleto híbrido apoia justamente este mapeamento do perfil da base de clientes, fazendo com que as empresas definam estrategicamente os investimentos necessários para cada perfil e meio de pagamento utilizado, dando a liberdade de escolha ao pagador sobre o melhor meio para realizar o pagamento.
- Dólar acelera alta e supera R$5,00
- Aperto monetário no mundo começa a afetar ativos brasileiros, diz Rio Bravo
- Utilização de pagamento por aproximação cresceu seis vezes em 2021
- Mercado de pagamentos: novas realidades em mundo cada vez mais digital
- Split de pagamento: solução tecnológica que facilita repasses de pagamentos.
3 passos 2019 análise casa china clientes CLT criatividade custos de delegar despesas DRE eficiência empreendedorismo empresas ensinamentos estratégia estratégias finanças imperador imposto de renda inadimplencia leão loja virtual lucros margem de contribuição MEI meios de pagamento metas montar negócios netcred planejamento preço promoções receita federal refis reforma resultados sindicatos tecnologias trabalhadores trabalhista vendas