Se é preciso comprar o que é vendido e ainda pagar algumas despesas que só ocorrem quando se vende, como é o caso de impostos sobre a venda e das comissões dos vendedores, quanto sobra para a empresa pagar despesas fixas e ter lucro? Essa é a margem de contribuição.
Mas por que esse nome: margem de contribuicão? Isso tem um sentido:
Margem – porque é a diferença entre o Valor da Venda (preço de venda) e os Valores dos Custos e das Despesas específicas destas Venda, ou seja, valores também conhecidos por Custos Variáveis e Despesas Variáveis da venda.
Contribuição – porque representa em quanto o valor das vendas contribui para o pagamento das Despesas Fixas e também para gerar Lucro.
Para encontrar a Margem de Contribuição, é preciso realizar a seguinte conta:
Margem de Contribuição = Valor das Vendas – (Custos Variáveis + Despesas Variáveis).
Fonte: Sebrae
- Dólar acelera alta e supera R$5,00
- Aperto monetário no mundo começa a afetar ativos brasileiros, diz Rio Bravo
- Utilização de pagamento por aproximação cresceu seis vezes em 2021
- Mercado de pagamentos: novas realidades em mundo cada vez mais digital
- Split de pagamento: solução tecnológica que facilita repasses de pagamentos.
3 passos 2019 análise casa china clientes CLT criatividade custos de delegar despesas DRE eficiência empreendedorismo empresas ensinamentos estratégia estratégias finanças imperador imposto de renda inadimplencia leão loja virtual lucros margem de contribuição MEI meios de pagamento metas montar negócios netcred planejamento preço promoções receita federal refis reforma resultados sindicatos tecnologias trabalhadores trabalhista vendas