Uma das melhores formas de multiplicar seus investimentos é justamente empreender em um negócio próprio. Porém, sabemos que a administração das contas não é fácil. É fundamental separar as despesas pessoais da conta da sua empresa para não perder o controle.
ANTES DE TUDO, COMPENSA CADASTRAR UM NEGÓCIO COMO PESSOA JURÍDICA?
Muitos profissionais liberais perguntam se vale a pena ser Pessoa Jurídica (PJ). O governo entende que a Pessoa Jurídica tem alto potencial de geração de receita. Isso porque, ao abrir o seu negócio, seja ele qual for, é possível gerar receita para ele, funcionários, sócios, fornecedores e outros.
Também é importante entender um dos pontos principais e que faz diferença diretamente no seu bolso: a tributação. Existem impostos tanto para Pessoa Física quanto para a Jurídica. Mas, para Pessoa Jurídica, alguns impostos saem mais barato, seja por isenção fiscal ou outros estímulos do Estado.
Sabe aquele momento de declarar o Imposto de Renda? Para negócios registrados nas pessoas físicas, é preciso colocar o CPF de todos os clientes, dificultando o trabalho e aumentando a burocracia.
O QUE É EXATAMENTE UMA CONTA PJ?
Basicamente ela é uma conta corrente que pode ser aberta pelo proprietário ou pelos sócios de uma empresa.
O que você não pode esquecer é que a conta irá permitir benefícios para o seu negócio, como acesso a empréstimos,
financiamentos, além dos serviços prestados para o Governo Federal, como PIS Empresa, pagamento de FGTS e INSS.
Ela é uma conta para o seu negócio!
POR QUE FAZER UMA CONTA PJ?
Não é obrigatório ter uma conta para Pessoa Jurídica, mas é altamente indicado que você tenha uma, caso já possua o CNPJ. A diferenciação do dinheiro seu negócio e da sua vida pessoal é de extrema importância.
Uma conta PJ irá permitir que você acompanhe facilmente as despesas, gerencie o pagamento dos funcionários, receba e deposite os pagamentos, enfim, faça os serviços financeiros necessários para o seu negócio. Ela pode ser movimentada por pessoas específicas, como sócios, por exemplo.
ABRINDO UMA CONTA PJ EM TRÊS PASSOS
1. Escolha a conta de maneira inteligente
Busque qual é a melhor opção de serviço oferecida, a que atenda melhor às necessidades do seu negócio, como horário de atendimento e facilidade para ser atendido.
Pense também nos custos fixos e nas taxas que pagará como um todo. Vale a pena pagar por um pacote de benefícios ou separadamente por cada funcionalidade utilizada? Questione a praticidade e a facilidade para realizar todas as ações que você vai precisar.
2. Tenha em mãos os documentos normalmente exigidos
- CPF e RG em mãos;
- CNPJ do seu negócio
- Comprovante de endereço do local que você exerce o seu negócio
- Certificado de Condição de Microempreendedor Individual (CCMEI)
3) Você já é um empreendedor, agora é só abrir a conta!
Após ter todos os documentos exigidos e já ter escolhido o banco: empreenda. Configure os pagamentos dos seus serviços para estarem conectados à sua conta e movimente o seu dinheiro.
VANTAGENS DA CONTA PJ
Ao longo da nossa conversa, já vimos várias vantagens. Porém, se ainda estiver tentando entender se realmente vale a pena, a gente te ajuda:
Com a conta PJ é possível você separar o seu patrimônio pessoal e o da sua empresa;
- Você terá mais acesso a crédito como PJ;
- Facilidade para os serviços de contabilidade, seja você mesmo fazendo ou utilizando a ajuda de softwares desenvolvidos para donos de negócios;
- Existem contas muito fáceis de abrir, não é um processo necessariamente demorado.
“EU ENTREI NAQUELE FAMOSO MUNDO DOS NEGÓCIOS?”
Sim. Ao empreender, você já está no mundo dos negócios. São diversos termos técnicos, obrigações do dia a dia, fiscalizações, taxações… Justamente por conta disso, mais uma vez, é indicado ter uma conta PJ e usá-la em toda sua jornada como empreendedor.
Tudo pode até parecer um pouco complexo, mas aos poucos vamos te ajudando a controlar e entender melhor o seu negócio, combinado? Você não está sozinho.
- Dólar acelera alta e supera R$5,00
- Aperto monetário no mundo começa a afetar ativos brasileiros, diz Rio Bravo
- Utilização de pagamento por aproximação cresceu seis vezes em 2021
- Mercado de pagamentos: novas realidades em mundo cada vez mais digital
- Split de pagamento: solução tecnológica que facilita repasses de pagamentos.
3 passos 2019 análise casa china clientes CLT criatividade custos de delegar despesas DRE eficiência empreendedorismo empresas ensinamentos estratégia estratégias finanças imperador imposto de renda inadimplencia leão loja virtual lucros margem de contribuição MEI meios de pagamento metas montar negócios netcred planejamento preço promoções receita federal refis reforma resultados sindicatos tecnologias trabalhadores trabalhista vendas