Após meses de confinamento e restrições geradas pela pandemia, não é novidade que o comportamento de compra do consumidor tenha mudado.
No primeiro semestre de 2020, o e-commerce brasileiro registrou um crescimento de 47%, alcançando a sua maior alta em 20 anos. Isso comprova como os esforços e iniciativas digitais estão ajudando as empresas a equilibrarem os riscos ao se aproximarem dos clientes e atenderem suas demandas, sem deixar de manter uma distância social ainda necessária.
O “novo normal”, sobrecarregou as cadeias de suprimentos por meio de grandes mudanças na demanda e escassez de estoque. Tudo isso criou desafios logísticos, e também de novas tecnologias para pagamentos no Varejo.
Vale ressaltar que muitos profissionais do setor conseguiram enfrentar a situação melhor do que tinham previsto. Isso ocorreu, sobretudo, por dois fatos: estavam melhores preparados digitalmente; e não hesitaram em adotar iniciativas que impulsionaram as vendas, ajudando em especial empresas de pequeno e médio porte.
Nestes tempos em que surgem novas tecnologias e modelos de negócio de forma cada vez mais rápida, cada uma delas oferece benefícios ao serem adotadas. Dificilmente as empresas conseguirão aprender e desenvolver sozinhas os recursos necessários para transformação do negócio e ao mesmo tempo imprimir velocidade nos processos de inovação.
Não há dúvidas de que os varejistas terão que ser criativos para garantir o futuro de seus negócios. Para tanto, é importante alinhar estratégias para continuar melhorando as experiências dos clientes por meio dos diversos pontos de contato. Lembrando que para isso, é fundamental implementar táticas, como soluções de pagamentos para um alcance digital mais amplo.
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