Quer aproveitar o Carnaval para ganhar dinheiro? Com a economia em ebulição, principalmente para o turismo e o comércio em diversas regiões do país, essa época do ano é excelente para empreendedores e comerciantes colocarem suas ideias em prática e testarem a adesão dos consumidores.
Fantasias
Vender fantasias é uma das melhores opções já que são muito procuradas e infinitas opções. E o melhor, você não precisa de uma loja para vendê-las. Divulgando nas redes sociais, você consegue comercializar diferentes peças, mesmo antes do Carnaval.
Mas se você não é muito adepto às redes sociais ou quer dar um “up” nas vendas, outra opção é estar por perto dos famosos bloquinhos de rua. Com certeza você encontrará uma multidão disposta a comprar fantasias de Carnaval.
Produtos diversos
Para quem ainda não sabe o que vender no Carnaval, apostar em produtos simples para uso no dia a dia pode funcionar muito bem.
Bonés, viseiras, chapéus e óculos de sol são produtos atemporais e todo mundo usa, principalmente nos dias de muita exposição ao sol. Acessórios de cabelo, capas de chuva e pochetes também são muito utilizados pelos foliões durante as festas de Carnaval, em que as pessoas carregam o mínimo necessário e prezam pelo conforto.
Encontre um fornecedor que lhe ofereça produtos de qualidade, com preço acessível e arrase nas vendas. Estar nas proximidades dos foliões pode ser um diferencial no fechamento do seu caixa.
Caso você já tenha uma loja, lembre-se de deixar esses produto com boa exposição nessa época, para que todos vejam que você tem eles disponíveis.
Personalização de abadás
O Carnaval é uma das épocas em que as costureiras mais recebem pedidos para confecção e customização de abadás, que são as camisetas usadas pelos foliões de blocos carnavalescos, para se reconhecerem como grupo.
A procura é grande e os abadás são indispensáveis para quem vai cair na folia. Porém muita gente quer se diferenciar dos demais e opta pela customização da peça. Divulgue seu trabalho, antes mesmo do período carnavalesco. Faça alguns abadás personalizados e atraia os primeiros clientes nas redes sociais.
Makes de Carnaval
É impressionante a quantidade de foliões que aparecem com maquiagens e pintura no corpo para curtir as festas. Mas não é todo mundo que consegue se caracterizar como deseja.
Portanto, se o seu diferencial é com os pincéis, aposte no seu talento e ganhe uma grana com isso. Você pode trabalhar na sua casa ou montar um pequeno quiosque onde prestará esses serviços na rua, próximo das festas.
Bebidas
Assim como as fantasias, outro produto que, sem a menor dúvida, vende muito durante o Carnaval é a bebida. Água, cerveja, refrigerantes e outras opções são muito procuradas para aliviar a sede da galera durante os dias de calor.
Você pode adquirir seus produtos em estabelecimentos que tenham a opção de atacado. Dessa forma, pagará mais barato e conseguirá lucrar de acordo com as suas vendas.
Dica: você pode vender em um ponto fixo ou circular pelos pontos de maior aglomeração com um isopor de bebidas.
Sacolés
Tradicional e há anos no mercado, o sacolé ou geladinho é uma ótima opção para vender no Carnaval.
Além de ser prático de carregar e fácil de preparar: a base do sacolé é feita com leite condensado, leite e o sabor de sua preferência. Outra opção de sucesso garantido é o geladinho alcoólico. Adapte a receita e conquiste a galera.
Caso não tenha muita intimidade com a cozinha, pode procurar por um fornecedor de qualidade e se diferenciar em meio à multidão.
Gelo
O gelo também é campeão de vendas durante o Carnaval. Imagine só vender para os foliões reunidos nos blocos, os churrascos em turma e até mesmo outros ambulantes e estabelecimentos comerciais. É uma ótima oportunidade para lucrar de forma simples.
Você pode comprar ou produzir o gelo que será comercializado. Para o transporte, utilize caixas térmicas ou monte uma barraca específica para a venda. Como a procura é sempre muito grande, certamente não faltarão clientes.
Alimentação
Em uma época em que as pessoas ficam muito tempo na rua, embaixo do sol forte e em meio à multidão, o acesso à alimentação tem que ser fácil e prático.
Food trucks e lugares que vendem lanches rápidos são uma ótima fonte de renda.
Prepare lanches leves e com ingredientes frescos. De forma higiênica, embale e venda na rua. Você também pode optar por preparar lanches na hora, com o auxílio de uma chapa.
Aluguel
Durante o Carnaval, a procura por locação de residências costuma aumentar absurdamente. Se na sua cidade existe aglomeração e festas de Carnaval, certamente atrai visitantes todos os anos. Uma excelente opção é alugar imóveis ou cômodos da sua casa.
Essa prática é tão lucrativa que, em alguns casos, as pessoas deixam suas casas e ficam com parentes ou amigos, para atender o número de turistas e lucrar com o aluguel.
Transporte
Como a Lei Seca penaliza os motoristas que bebem e dirigem, você que não curte os bloquinhos e não bebe, pode usar essa época do ano ao seu favor e conseguir uma renda extra.
Já pensou em fechar corridas pagas com amigos e parentes? Para o folião que não é adepto ao transporte público e não confia nos aplicativos de carona, essa é uma ótima solução. Dessa forma todo mundo curte despreocupado e você ainda lucra com as viagens carnavalescas.
Dica: esteja com a documentação do seu veículo em dia e tenha muita paciência. As cidades que têm atrações carnavalescas costumam ter ainda mais trânsito nessa época do ano.
E para você que é dono de um comércio varejista, separamos algumas dicas para impulsionar seu faturamento durante o Carnaval.
Com a aproximação do Carnaval muitos varejistas se preocupam com a perda de vendas. Isso acontece porque muitas pessoas aproveitam o momento para viajar, aproveitar a folia e se desconectar um pouco do consumismo seja ele presencial ou on-line.
Porém, não há razões para se preocupar. A melhor maneira do varejista não perder vendas no Carnaval é se planejar e atrair a atenção do consumidor antes e durante a data.
Acredite: datas comemorativas são cada vez mais aproveitadas para alavancar as vendas no varejo, principalmente on-line. E o Carnaval não fica de fora. Outro ponto: engana-se quem pensa que o momento é propício apenas para os que vendem produtos relacionados à folia, como fantasias e adereços, por exemplo.
Aposte em promoções
Vender itens com descontos especiais e oferecer vantagens nas formas de pagamento podem ser atrativos consideráveis para todo início de ano. A maioria das famílias têm parte do orçamento comprometido seja com IPVA, IPTU, rematrícula e material escolar.
A dica é colocar as ofertas “no ar” um pouco antes do feriadão. Dessa forma, é possível que sua loja venda mais e compense o período de folga em que o volume de acessos e visitas diminui.
Aproveite a sazonalidade – entre na onda do carnaval!
O Carnaval é tradição no Brasil. Entre na onda e invista em comunicação temática sobre o período com produtos ou o serviço do seu comércio.
Por exemplo, é dono de loja ou restaurante? Use banners temáticos e enfeite o local para comunicar os produtos e serviços em destaque. Outro exemplo, vende peças para carro? Fale da importância das revisões antes de pegar estrada e ter uma viagem segura nos dias de folia.
Abuse do tema em seus e-mails e mídias sociais, o que desperta o interesse do público.
Divulgue seus produtos
Como muitos clientes costumam viajar nessa época do ano, é bastante importante que você comunique suas promoções antes do carnaval. Isso evita que o consumidor receba e-mails, mensagens no whatsapp e SMS durante o período de viagem. A dica vale, principalmente, se você anunciar produtos que tenham a cara do verão e possam ser úteis durante o feriadão. Não perca tempo e impulsione suas vendas nesse período.
Viu só? Não precisa de muito esforço para ganhar dinheiro no Carnaval. Fique atento às leis, planeje-se e boas vendas.
- Dólar acelera alta e supera R$5,00
- Aperto monetário no mundo começa a afetar ativos brasileiros, diz Rio Bravo
- Utilização de pagamento por aproximação cresceu seis vezes em 2021
- Mercado de pagamentos: novas realidades em mundo cada vez mais digital
- Split de pagamento: solução tecnológica que facilita repasses de pagamentos.
3 passos 2019 análise casa china clientes CLT criatividade custos de delegar despesas DRE eficiência empreendedorismo empresas ensinamentos estratégia estratégias finanças imperador imposto de renda inadimplencia leão loja virtual lucros margem de contribuição MEI meios de pagamento metas montar negócios netcred planejamento preço promoções receita federal refis reforma resultados sindicatos tecnologias trabalhadores trabalhista vendas