Utilização de meios digitais para pagamentos.

Uma pesquisa apresentada em dezembro de 2020, da “Generation Pay”, conduzido pela empresa de pesquisas Savanta, a pedido da norte-americana FIS que presta serviços financeiros no mundo todo, mapeou como as diferentes gerações estão pagando e gastando dinheiro desde o início da pandemia em diversos países, inclusive no Brasil. A pesquisa descobriu, entre outras coisas, que cerca de 25% das pessoas já faz compras via redes sociais.

A pesquisa também apontou que dinheiro e cartões de crédito seguem dominantes entre os consumidores de todas as idades, mas as carteiras digitais já são adotadas por membros de todas as gerações, no mundo todo. No Brasil, 39,5% já utilizam a tecnologia no dia a dia.

Uma das soluções em pagamento digital é a economia de recorrência, um método de venda por assinatura que concede aos clientes maior comodidade na utilização de serviços através de uma alta tecnologia, fazendo a cobrança automaticamente dentro do período. A recorrência é uma alternativa criativa para livrar-se do fantasma da inadimplência. A inadimplência pode prejudicar o relacionamento com os clientes. Para evitar esse mal, é importante que a empresa possua ferramentas que ajudem nesse quesito tanto dos pagamentos normais de mensalidades, como uma alternativa a mais para solucionar débitos anteriores.

A recorrência está diretamente ligada ao sucesso na fidelização do cliente através dos pagamentos recorrentes, transformando as relações de consumo e trazendo mais viabilidade para o negócio no capital de giro e possibilitando novos investimentos em pesquisa e inovação para as marcas. Esse modelo caminha na contramão dos negócios tradicionais, possibilitando maior alcance de market share, reduções de inadimplência e melhorias nas projeções de faturamento bruto mensal.